Altominho.tv

Município de Ponte da Barca reforça execução orçamental em 2021

A Câmara de Ponte da Barca aprovou a prestação de contas do ano de 2021, que espelha de forma inequívoca a boa capacidade do executivo municipal em garantir o rigor orçamental e a pronta resposta a todas as competências do Município.

Com uma taxa de execução de 63,8%, o documento que confirma o aumento da execução quando comparada com 2020 foi aprovado com os votos a favor da maioria social-democrata e o voto contra dos vereadores da oposição.

Num ano ainda fortemente marcado pelas restrições resultantes da pandemia COVID-19, o Município de Ponte da Barca manteve a pronta resposta aos munícipes para atenuar os danos causados por esta doença, continuando a apoiar as instituições particulares de solidariedade social, forças de segurança e movimentos associativos, assim apoiar como no tecido empresarial e o comércio do concelho, assegurando o permanente investimento estrutural para o reforço da coesão do território.

Além de cumprir na íntegra os limites do endividamento legalmente estabelecido, a redução do prazo médio de pagamento aos fornecedores é um outro indicador da boa saúde financeira do Município que se fixou em 2021 em 69 dias.

Evidencia-se ainda o considerável aumento da execução dos investimentos plurianuais que em 2021 atingem os 44,8% num montante global de 3.286.069,74€ e que resulta dos investimentos levados a cabo pelo Município em todo o território.

Resultados bastante positivos alcançados pelo Município que, segundo Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, “reflete o rigor forte na gestão das contas municipais, assim como a forte dinâmica resultante da cada vez mais coesa parceria com os múltiplos agentes do desenvolvimento do concelho das mais diversas áreas da sociedade e de forte cooperação com os presidentes de junta de freguesia do nosso concelho”.