Altominho.tv
VIANAFESTAS

Feira Medieval de Viana do Castelo com inscrições abertas

O centro histórico de Viana do Castelo vai acolher, em junho, a 13.ª edição da Feira Medieval, após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19. As inscrições já estão abertas e prolongam-se até 20 de maio.

Em comunicado enviado à imprensa, a VianaFestas, entidade que organiza as festas da capital do Alto Minho, anuncia que a próxima edição da Feira Medieval vai decorrer de 17 a 19 de junho e ocupar as principais ruas, largos e praças de Viana do Castelo, com destaque para o jardim público da cidade.

“É a retoma das grandes festas no concelho, depois de um período tão difícil como o que todos vivemos em 2021 e 2022. Agora pensamos que estão criadas as condições para retomarmos a tão característica Feira Medieval de Viana do Castelo, que todos os anos junta milhares de pessoas nesta viagem ao passado”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, citado naquela nota.

O regresso do evento faz-se com “animação, convívio e alguns dos hábitos e costumes característicos da Idade Média”, procurando “retratar tradições de caráter local ou regional ao vivo”.

“Será um momento de festa e de alegria, porque já todos sentimos essa falta, tendo como pano de fundo um centro histórico emblemático como é o nosso. Mas, claro, obedecendo às orientações sanitárias relacionadas com a pandemia de Covid-19 que estiverem em vigor à data”, acrescenta Manuel Vitorino, também vereador da cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Até 20 de maio, estão abertas as inscrições para artesãos, mercadores, regatões e artífices, vindos dos mais diversos lugares para recriar artes e ofícios característicos da Idade Média e promover a venda ou demonstração de produtos daquele período.

O regulamento e a ficha de inscrição para a participação de expositores na XIII Feira Medieval de Viana do Castelo estão disponíveis no site da VianaFestas.