Altominho.tv

Valença acolhe final do Corta-Mato Escolar

Valença acolhe a final do Corta-Mato Escolar nos próximos dias 1 e 2 de abril, sexta-feira e sábado.

O evento marca o regresso das provas nacionais do Desporto Escolar.

Sendo uma das provas mais emblemáticas do Desporto Escolar em Portugal, o Corta-Mato Escolar Nacional reúne os alunos apurados nas provas escolares locais e regionais.

Valença vai receber a alegria e entusiasmo de cerca de 700 alunos e 150 professores oriundos de todas as partes do país, para participar nesta final nacional.

Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “este evento enche-nos de orgulho e, simultânea responsabilidade, por recebermos perto de um milhar de jovens de todo o país para a realização de uma das provas rainhas do Desporto Escolar na Fortaleza de Valença, o nosso ex-libris patrimonial, histórico e identitário”.

Já o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, assume que este é “um momento esperado por toda a estrutura do Desporto Escolar, assumindo-se como uma festa do desporto e do atletismo escolar, sendo que implicou o envolvimento de milhares de alunos e de professores em todo o país”.

No primeiro dia do evento, para além da receção das comitivas de alunos e professores, há também a cerimónia de abertura, que se realiza pelas 21h00, no pavilhão nº 1 de Valença.

No dia 2 de abril a partir das 9h00, tem início o Corta-Mato, com os atletas que vão competir nas Muralhas da Fortaleza de Valença.

O Corta-Mato Nacional é uma das mais importantes provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar.

De destacar a importância que o mesmo teve para alguns atletas referência no contexto do desporto nacional como é o caso da Marta Pen ou Patrícia Mamona.​

Esta competição é organizada pela Direção-geral de Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Norte (Coordenação Regional do Desporto Escolar do Norte), sob a coordenação da Direção-geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar (Coordenação Nacional do Desporto Escolar), contando ainda com o importante apoio na coprodução da Câmara Municipal de Valença.