Altominho.tv

Cerveira associa-se à iniciativa europeia ‘Coros por la Paz’

Manifestando total solidariedade para com o povo ucraniano, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aderiu à ação simbólica europeia de cantar pela paz na Ucrânia e em todas as regiões do mundo devastadas pela guerra.

O evento está agendado para este domingo, 27 de março, às 11h00, e em Vila Nova de Cerveira conta com a atuação da Academia de Música Fernandes Fão, em pleno Auditório Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, realça que “mesmo as iniciativas mais simbólicas como esta contribuem para dar alento aos povos massacrados pela guerra, reforçando a posição de que a Europa está unida em prol da paz, condenando atos bárbaros como o que vivemos atualmente”.

Assim, a plataforma ‘Coros por la Paz’ desafia milhares de pessoas, em diversos pontos da Europa, a juntarem-se para criar um encontro de canto coral comum pela paz, em simultâneo, em inúmeros pontos da Europa, interpretando o tradicional cânone “Dona Nobis Pacem”.

Trata-se de um hino simples, mas com uma carga histórica muito expressiva, pois esta pequena oração pela paz do Agnus Dei da missa latina, transformada em cântico, tem sido muito popular em ações pela paz, como seja um dos últimos exemplos a reunificação da Alemanha, cantada em 1989 em muitas igrejas e ao ar livre por milhares de pessoas.

A plataforma ‘Coros por la Paz’ nasceu no seio da Associação Família Coral Santiago Apóstolo, com sede em Griñón (Madrid, Espanha), no passado dia 5 de março de 2022, data em que de forma espontânea mais de 1000 coralistas de diferentes coros de Madrid concentraram-se para entoar o tema “Dona Nobis Pacem” a favor da paz na Ucrânia.