Altominho.tv

“Rio Minho: Um Destino Navegável” apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa

Envolvendo as eurocidades Monção/Salvaterra de Miño e Valença/Tui, o projeto tem como objetivo posicionar o rio Minho como um destino turístico único e diferenciador.

O “Rio Minho: Um Destino Navegável” foi apresentado, ontem à tarde, na Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL), no stand da Entidade do Porto e Norte de Portugal. O Município de Monção esteve representado pelo seu presidente, António Barbosa.

Envolvendo as duas eurocidades Monção/Salvaterra de Miño e Valença/Tui, o projeto tem como finalidade a concretização de um conjunto de medidas, iniciativas e atividades, focadas na atratividade e sustentabilidade do rio Minho, como um destino turístico transfronteiriço de excelência.

O objetivo é preservar a envolvente ambiental e fortalecer a componente turística neste território único e diferenciador, de forma a alargar a oferta cultural, patrimonial e gastronómica dos quatro municípios banhados pelo rio Minho, proporcionando aos visitantes um conjunto diversificado de experiências e descobertas.

Um dos aspetos mais relevantes do projeto são os passeios de barco no rio Minho. Coincidindo com o Carnaval, tiveram inicio no dia 25 de fevereiro, colocando à disposição de munícipes e visitantes passeios fluviais curtos, com duração de uma hora, e passeios mais largos, com duração de 8 horas.

Estes compreendem visitas às quatro localidades raianas, sendo o transporte, em terra, efetuado em minibus ou comboio turístico. Quem estiver interessado em participar tem, obrigatoriamente, de inscrever-se na Central de Reservas, acedendo ao website da Hemisférios, operadora turística responsável pelas viagens.

Nesta página, estão disponíveis os horários e os programas com visitas aos municípios. A embarcação, com 24 lugares disponíveis, tem capacidade para 15 pessoas, cumprindo-se as recomendações de distanciamento da Direção Geral de Saúde.