A partir do dia 5 de março, a interativa ‘Hora do Conto’, em formato presencial, está de regresso à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, após um longo interregno devido à pandemia Covid-19. A atividade lúdico-pedagógica gratuita acontece aos sábados, pelas 11h00, privilegiando o envolvimento entre crianças e familiares.
As sessões da ‘Hora do Conto’ compreendem, numa primeira abordagem, um momento de leitura, apresentação da história selecionada pelos colaboradores técnicos da Biblioteca Municipal ou ainda por algum escritor, ilustrador ou contador de histórias convidado. Num segundo momento é proposta uma exploração da história, de forma ativa e participativa por parte das crianças e seus familiares, complementado com o desenvolvimento de atividades lúdicas ou de expressão plástica. O desafio é que pais e filhos, avós e netos, possam ler e interpretar a história agendada em conjunto e dar asas à imaginação através de um elemento interpretativo.
A calendarização para os próximos dois meses já se encontra definida e as histórias em destaque são, em março, “Faísca & Luzinhas” de Alexander Bar (dia 5), “Trollzarrão” de Barbara van den Speulhof e Stephan Pricken (dia 12), Espetáculo – Oficina de Dança “Miocárdio” pela Comédias do Minho (dia 19) e “Por aqui não há crocodilos” de Jonny Lambert (dia 26). Para abril, está agendada a história “Isto não é uma selva” de Susanna Isern” (dia 9) e “O Grufalão” de Julia Donaldson (dia 16).
Com a organização de mais uma edição da Festa do Livro e da Leitura, os restantes sábados de abril vão ter uma programação especial para escolas e comunidade em geral (consultar programa próprio), mas que no habitual período da ‘Hora do Conto’ (11h00), não descura a dinâmica entre crianças e familiares. Desta forma, no sábado, 2 de abril, está previsto um espetáculo para bebés, denominado ‘Histórias com Música Lá Dentro Trilogia Aves/Ninho, como forma de assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, no sábado dia 23 também está programado um espetáculo para bebés e famílias, intitulado ‘Afinal… O Gato!’, enquadrado na comemoração do Dia Mundial do Livro; e a 30 de abril, há lugar para as ‘Histórias do Cinema que não se veem nos filmes’ – Conversa com o Autor Mário Augusto.