Altominho.tv

Cadetes da Escola Naval da Marinha Portuguesa fazem a Descida no Rio Lima em Ponte de Lima

A Vila de Ponte de Lima acolhe a partir desta quinta feira, 24 de fevereiro e até ao próximo domingo a Escola Naval da Marinha Portuguesa, numa ação integrada no Plano Anual de Atividades Escolares, e inserido na vertente de aplicação militar-naval.

O exercício da Escola Naval denominado “Descida do Rio 2022”, agendado para o sábado, dia 26, inclui a descida no Rio Lima em botes pneumáticos a remos, dos cadetes do 3.º e 4.º anos da Escola Naval da Marinha Portuguesa, e alunos convidados da Academia Militar, da Academia da Força Aérea e do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna.
A embarcação limiana “Agua-Arriba” vai acompanhar esta prova, numa extensão de 14km, entre o Clube Náutico de Ponte de Lima e o Cais da Garrida.

De acordo com a Escola Naval da Marinha Portuguesa, este exercício de campo tem como objetivo “proporcionar aos cadetes, futuros oficiais da Marinha, a consolidação e prática dos conhecimentos adquiridos durante as aulas e instruções de formação marinheira, de comportamento organizacional, organização e instrução militar. A atividade pretende também promover e fortalecer as capacidades e as competências de liderança, o sentido de camaradagem e a resistência física e moral.”

A Câmara Municipal de Ponte de Lima promove em paralelo um programa cultural, nomeadamente a visita ao Centro Histórico e à Rede Museológica de Ponte de Lima, destinada a toda a comitiva. A presença da Escola Naval em Ponte de Lima conta ainda com o apoio do Clube Náutico, o Centro Educativo das Lagoas, os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a PSP e a GNR de Ponte de Lima e o Hospital Conde de Bertiandos.

A Escola Naval é um estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar destinado a formar os Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa. A instituição conta com um corpo docente superior a 70 professores militares e civis, que associam à sua função de docência uma vasta experiência profissional. O Corpo de Alunos está dividido em 5 companhias, correspondendo uma a cada ano de ingresso, constituindo um efetivo total de, aproximadamente, 300 alunos.

A Escola Naval oferece aos seus cadetes um vasto leque de serviços, assegurando desse. modo, um ensino de excelência, com formação académica e militar-naval.