As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Vila Nova de Cerveira vão testar um forno micro-ondas amigo dos idosos ao abrigo de um projeto europeu que visa assegurar a melhoria da sua qualidade de vida, foi hoje divulgado.
O “forno micro-ondas amigo dos idosos, com perfil revolucionário, tem controlo de temperatura sem fio e uma plataforma digital que emite lembretes e alertas”, indica a autarquia do distrito de Viana do Castelo, segundo a qual, além das IPSS de Vila Nova de Cerveira, o projeto inclui, em Portugal, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O projeto europeu ‘PREPARIO – Connected and Automated Food Preparation Platform’, que consiste na implementação de uma solução de investigação inovadora baseada nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao serviço de um envelhecimento ativo e saudável em casa na área da alimentação.
Com um investimento de 1,2 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto, arrancou na semana passada e estende-se até 31 de julho de 2024. A implementação em Vila Nova de Cerveira está estimada em cerca de 95 mil euros.