A área de Serra d’Arga foi excluída do concurso de pesquisa e prospeção de lítio em curso por todo o país, informou esta terça-feira a Câmara de Caminha.
Em comunicado, a autarquia adianta que, de acordo com a nota divulgada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a Avaliação Ambiental Estratégica promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia concluiu que na área da Serra d’Arga “as restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração, ficando assim fora do objeto do futuro concurso”.
“No caso da área denominada “Arga” verifica-se que, perante a sua expectável classificação como área protegida, mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar”, referem.
A mesma Avaliação Ambiental Estratégica considerou que seis dos locais identificados tem condições para que o processo avance tendo, no entanto, “ocorrido uma redução de 49% da área total inicialmente sujeita a Avaliação Ambiental”.
Para o presidente da Câmara de Caminha, “esta é uma notícia ansiada, mas também esperada, tendo em conta o trabalho que foi feito pelos diversos municípios da Serra d’Arga e o método e racionalidade que imprimimos às nossas posições”.
“Esta é uma vitória de todo o Alto Minho e de todo o concelho de Caminha e quero agradecer a todos por terem acreditado na liderança e na força das autarquias. Este é também um triunfo da união das pessoas com os movimentos cívicos, contra a politiquice que sempre aparece e que chegou a colocar em risco uma decisão favorável para a região, esta é uma vitória do estudo da Serra d’Arga, do trabalho científico feito ao longo dos anos e que consolidou a nossa argumentação neste momento tão importante. Mas tenho que dizer que esta decisão acontece também pela capacidade e credibilidade dos autarcas do Alto Minho que nunca viraram a cara à luta, trabalhando muitas vezes no silêncio dos gabinetes e longe do frenesim das redes sociais. Quando há unidade, há resultados”, afirmou Miguel Alves.
Neste momento, está a ser constituída a Associação de Municípios da Serra d’Arga que junta as autarquias de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, tendo como principal intuído a valorização e divulgação da Serra d’Arga através da criação da Área Protegida com Interesse Regional.










