Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Monção limpa caminhos florestais para prevenir fogos

O concelho de Monção, composto por uma “mancha florestal significativa”, está a ser alvo de trabalhos de limpeza da rede viária, para minimizar o risco de incêndios.

Segundo o município, as intervenções em curso têm como objetivo “a beneficiação de caminhos florestais existentes e a criação de faixas de gestão de combustível (zonas de prevenção e segurança contra incêndios), cuja finalidade consiste na redução de fogos florestais”.

Os trabalhos de limpeza da rede viária florestal, em diferentes áreas geográficas do concelho, estão a decorrer no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção.

MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Para a autarquia, “a floresta situa-se em lugar prioritário da estratégia municipal” e, por isso, estas ações integram o conjunto de medidas constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a par de outras medidas de prevenção e vigilância e ações de sensibilização junto das comunidades locais.

“Pretende-se corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais, diminuindo, por um lado, a superfície percorrida pelos incêndios florestais e, aumentando, por outro, a capacidade de intervenção dos “soldados da paz” no combate às chamas”, destaca a nota do município.