Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Monção distinguido pelo segundo ano consecutivo pelo apoio às famílias

A Câmara de Monção anunciou esta sexta-feira ter sido distinguida pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis, o que aconteceu pelo segundo ano consecutivo.

“Este prémio enche de orgulho todos os monçanenses, sendo resultado da estratégia do município na defesa e valorização da família. Um trabalho feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil monçanense”, afirmou o presidente da Câmara, António Barbosa, citado no comunicado enviado à imprensa.

Em 2020, refere a edilidade, Monção foi o primeiro município da região do Alto Minho a receber o reconhecimento público daquela entidade pela sua ação junto das famílias.

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN). Aquele galardão é atribuído aos municípios portugueses que se destacam na implementação de políticas de apoio às famílias. A cerimónia de entrega da bandeira verde realizou-se na quinta-feira, na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), em Coimbra, com a presença de representantes das autarquias premiadas.

O município de Monção adianta que esta distinção deve-se a um conjunto de medidas de apoio às famílias e ao envelhecimento ativo. Entre estas, o Programa “Monção Social” que procura responder às necessidades sociais, económicas e de saúde da população, através da comparticipação em medicamentos, apoio à integração em creche, apoio à vacinação infantil, apoio ao transporte de doentes não urgentes, apoio à recuperação de habitações degradadas e atribuição de bens de apoio.

A autarquia recorda ainda as medidas fiscais, como a taxa mínima de IMI ou a devolução de 60% da receita do IRS aos monçanenses, o apoio no setor da educação como transporte escolar gratuito, ofertas de fichas de atividades e atribuição de bolsas de estudo e ainda a manutenção do consumo nos escalões mais baixos de abastecimento de água para agregados familiares mais numerosos.

“O nosso objetivo é criar condições para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida a todas as famílias naturais de Monção e aquelas que escolheram a nossa terra para residir e investir. Este prémio é um indicador preciso que estamos no caminho certo”, sublinha o autarca.

Nesta 13.ª edição do Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis, foram reconhecidas 84 autarquias portuguesas.