Altominho.tv

“Jardim do Diálogo” é o mais votado pelo público do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

O “Jardim do Diálogo” é o mais votado pelo público que visitou a edição 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (FIJ) sob o tema “As Religiões nos Jardins”.

Segundo o município, o “Jardim do Diálogo”, que representa “um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes religiões do mundo”, alcançou 34,6% das preferências do público.

A ideia deste projeto é da autoria de uma arquiteta paisagista da República Checa, Magda Jandová, em parceria com os Viveiros Adoa, de Vigo – Espanha, que asseguraram a conceção técnica.

O “segundo jardim mais votado, com 13,9% é proveniente de Itália. “Caixa de Pandora” é da autoria de três arquitetos: Sandro Del Lesto; Silvia Giuffrida e Martina Pappalardo, e reporta-nos para a parábola de Adão e Eva que “comeram o fruto proibido, renunciando para sempre ao Éden”.

No âmbito do projeto “o Festival de Jardins Escolinhas” que acontece em simultâneo com o FIJ, o jardim mais votado pelo júri foi ‘Oração do Anjo da Guarda”, da autoria do Jardim de Infância de Brandara, Agrupamento de Escolas de Arcozelo, da educadora Gabriela Amorim.

O “Jardim do Diálogo”, enquanto mais votado, mantém-se na próxima edição do FIJ, em 2022, com o tema “Alterações Climáticas”.