Altominho.tv

Espetáculo “Plastikus” produzido pela “Krisálida” alerta para a sustentabilidade ambiental

A mensagem, assente na sustentabilidade ambiental e na proteção dos mares e rios face ao avanço do plástico, ecoou, na manhã de quarta-feira, no auditório do Cine Teatro João Verde, através do espetáculo de marionetas “Plastikus”, produzido pela companhia “Krisálida”.

Realizada no âmbito do projeto “School4All”, promovido pela CIM Alto Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, na plateia daquela sala de espetáculos, batizada com o nome do poeta maior das letras monçanenses, estiveram presentes professores, auxiliares e alunos do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves.

Na conversa posterior, os atores da peça mostraram que é missão de todos proteger o meio ambiente.

Pedagogicamente, os alunos interiorizaram a ideia que “o mar não deve ter plástico” porque “não faz bem ao ambiente e aos peixes”.

Assim, levaram para casa a mensagem que “é preciso ter muita atenção para não se poluir a natureza”.

Presente no espetáculo e na conversa informal com os alunos, a Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, agradeceu a recetividade e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa e lembrou aos pequenos a importância de mantermos um planeta vivo, limpo e saudável.

No período da tarde, decorreu na escola um ateliê de construção de marionetas com uma turma do 4º ano.

Nesta oficina de trabalho, os alunos, com a colaboração dos professores, tiveram a oportunidade de reutilizar o plástico usado nas embalagens dos seus lanches, criando pequenas marionetas.