Altominho.tv

Na senda da via Láctea – Trekking com estrelas no Parque Nacional Peneda-Gerês

A ARDAL-Porta do Mezio, em parceria com a Borealis, vai proporcionar no próximo dia 23 de outubro, um programa noturno, um mini-trekking na senda da via láctea com visita guiada às estrelas em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Na nota enviada, referente ao evento, pode ler-se que “em noite de luar e por caminhos que nos levam à essência desta região e dos povos que nela habitaram, espera-nos uma viagem de conhecimento e descoberta com várias paragens ao longo do percurso para desvendar os mistérios das noites estreladas, conhecer pelo nome as principais estrelas e as constelações noturnas, compreender as fases do ciclo de vida das mesmas e estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal”.

Entre outras curiosidades, os participantes vão poder conhecer o núcleo megalítico do Mezio, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas e dicas de leitura de um mapa celeste.

Uma experiência “para ser desfrutada por todos, em família, numa perfeita noite de inverno, onde a Lua, Júpiter, Saturno e Andromeda estarão na mira do telescópio”.

O programa de trekking e astronomia, com observação de estrelas e planetas com telescópio, terá acompanhamento técnico especializado por formador da área e por vários monitores.

O ponto de encontro está marcado para a Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez.

A hora prevista de início é às 20h30, e a hora prevista de fim do evento às 23h30.