Altominho.tv

Colóquio celebra os 50 anos da primeira escola pública de ensino pós primário no concelho de Caminha

No próximo dia 5 de outubro – Dia da Implantação da República e, simultaneamente, Dia Mundial do Professor terá lugar em Caminha um colóquio subordinado ao tema “A Escola: passados, realizações e propostas – O concelho de Caminha no contexto regional e nacional“.

Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, da Câmara Municipal de Caminha e do Centro de Formação do Vale do Minho.

O colóquio celebra a passagem dos 50 anos da criação oficial, em outubro de 1971, da primeira escola pública de ensino pós primário no concelho de Caminha — então com a denominação de Escola Preparatória Sidónio Pais.

Já o primeiro edifício construído com a finalidade de servir como escola está em Riba de Âncora e resultou da intervenção de um benemérito, o comendador Ramos Pereira.

Com um programa diversificado ao longo do dia, que inclui conferências, uma mesa redonda e a primeira exibição de um documentário sobre a primeira escola com edifício próprio do concelho — A Escola de Ensino Primário Geral Comendador Ramos Pereira, em Riba de Âncora (1867) —, destacam-se também as presenças dos professores doutores António Nóvoa e Luís Alberto Marques Alves, reconhecidos investigadores da história da educação portuguesa.

José Carlos Loureiro e Paulo Torres Bento, por sua vez, abordarão a perspetiva regional e local da escola e do ensino do Alto Minho e no concelho de Caminha na época contemporânea, e, no final dos trabalhos, ex-alunos das escolas do concelho debaterão em mesa- redonda, moderada por Carlos Carrilho, as suas vivências escolares e o modo como as mesmas influíram nos seus percursos profissionais e de vida.