Altominho.tv

Vila Nova de Cerveira assinala Dia do Município com literatura, música e cinema

Vila Nova de Cerveira assinala, a 1 de outubro, os 700 anos da sua fundação, concedida pelo rei D. Dinis através do Foral. O Dia do Município fica, este ano, marcado por uma programação especial, que envolve literatura, música e cinema, e pela distinção de um conjunto de entidades e personalidades do concelho.

As comemorações arrancam na sexta-feira, às 09h30, nos Paços do Concelho, com o hastear de bandeiras, na presença do Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e da Pauta de Caprichos – Associação Musical de Vila Nova de Cerveira, com a guarda de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.

O evento prossegue às 10h30, no Jardim do Solar dos Castros, com o lançamento do livro “Vila Nova de Cerveira – Das Origens à Vila das Artes” da autoria do professor doutor Carlos A. Brochado de Almeida, com a presença da Academia de Música Fernandes Fão.

Em dia de feriado municipal, o município vai ainda reconhecer cerveirenses que, nas mais distintas áreas, têm contribuído para o desenvolvimento e a elevação do nome de Vila Nova de Cerveira além-fronteiras. “Cidadãos, bombeiros, associações culturais, desportistas e trabalhadores municipais serão reconhecidos pelo município em sessão solene, com a presença da Adeixa – Associação de Dança do Eixo Atlântico e Patrícia Silva”, adianta a autarquia em comunicado. A cerimónia terá lugar no Cineteatro de Cerveira Marreca Gonçalves, pelas 15h30, e distinguirá 26 personalidades e entidades.

No sábado, 2 de outubro, o programa prossegue com a estreia do filme “Raiz de Bruma – Cerveira, 700 anos a fazer História”, no Cineteatro de Cerveira Marreca Gonçalves, a partir das 16h00. Já pelas 21h30, será promovido um concerto alusivo às comemorações dos 700 anos pela Academia de Música Fernandes Fão, no Auditório do Fórum Cultural de Cerveira.

As comemorações terminam no domingo, 3 de outubro, com a presença D’El Rei D. Dinis e Dona Isabel de Aragão – Visita Encenada pela Astronauta Associação Cultural, pelas 17h00, que será seguida do concerto da Orquestra Sinfónica CON SPIRITO, no Pelourinho e na Igreja Matriz. Augusto Canário encerra as celebrações, com o concerto “Do Minho às Ilhas, cantigas e poesias – A força das palavras”, agendado para o Cineteatro de Cerveira Marreca Gonçalves, pelas 21h30.

A par das celebrações, de 1 a 3 de outubro, o Arquivo Municipal promove a exposição “D. Dinis – O fundador de Vila Nova de Cerveira (09h00 – 17h00).