Altominho.tv

Arcos de Valdevez vai investir um milhão de euros em transportes e apoios escolares

A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir, no ano letivo de 2021/2022, cerca de um milhão de euros em transportes escolares, refeições e auxílios económicos.

Em comunicado, o município adiantou que o plano de transportes prevê um investimento de 657 mil euros. O número de alunos estimado para transportar neste ano letivo é 836, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao 12º ano.

No âmbito da ação social escolar foi contemplada uma verba de 52 mil euros, para “atribuição de auxílios económicos a 1248 alunos do concelho, sendo 526 alunos do 1º ciclo, 253 alunos do 2º ciclo e 469 alunos do 3º ciclo do ensino básico”.

Este apoio inclui “a oferta e comparticipação no valor total dos livros de fichas”, que são adquiridos nas livrarias sediadas em Arcos de Valdevez.

Já as refeições para os alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo da Escola Básica de Arcos de Valdevez representam um investimento total de 175 mil euros.

O município vai aplicar ainda uma verba de 56 mil euros na contratação de docentes para realizar o acompanhamento necessário aos alunos nas Atividades de Enriquecimento Curricular.

Na nota enviada esta terça-feira à imprensa, a autarquia sublinhou que com estes apoios pretende “garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares aos alunos de famílias com dificuldades económicas”.