Altominho.tv

Companhia das Artes em parceria com a Junta de Freguesia de Arcozelo obtém prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes”

O grupo DUPLAFACE – Companhia das Artes em parceria com a Junta de Freguesia de Arcozelo, obteve o prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes” na categoria “Artes, Património e Outros Domínios Culturais”, com a peça de teatro “Miosótis”.

O Prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça”, é uma distinção honorífica de âmbito nacional. 

Segundo a Eurocid – Centro de Informação Europeia Jacques Delors, este prémio destina-se a incentivar de forma continuada, no espaço e no tempo, a adesão simbólica e material do País, através das autarquias locais, a este desiderato, centrado na valorização, nas suas diversas latitudes dos Direitos Humanos.

Na defesa e proteção dos direitos humanos a Junta de Freguesia de Arcozelo, associada ao grupo de teatro DUPLAFACE-Companhia das Artes da S. Cultural da Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo, submeteram à candidatura a peça de Teatro “Miosótis”. 

Apesar de se misturar ficção com a realidade o espetáculo pretende  através das artes de palco, mostrar uma das partes mais cruéis da História do séc. XX. 

Além da representação, é ainda finalidade experimentar novas formas cénicas e de caracterização, proporcionado desta forma ao espectador um maior realismo.

O texto da peça de teatro “Miosótis” é da autoria José Eduardo Viera Luciano e Susana Maria Vieira Luciano, dois irmãos que integram este grupo e são naturais e residentes nesta freguesia.

Os premiados afirmam “Acreditamos que dada a proximidade entre o público e os atores, através da envolvência e realismo que o espetáculo possui, nomeadamente  através da sua apresentação junto da população mais nova (escolas) esta incitava enquadra-se perfeitamente nos objetivos propostos na candidatura, pois importa passar uma imagem clara, usando uma linguagem simples e “apelativa” para que de facto a história não seja esquecida e possa ser compreendida. Torna-se urgente mostrar o passado, para que se evitem cometer de novo os mesmos erros!”

O grupo de teatro acima referido, conta já com 14 anos de existência e tem como objetivo nos seus trabalhos e performances usar as artes como forma de sensibilizar e consciencializar  públicos para acontecimentos reais, como forma de os dar a conhecer e fazer com que a mensagem passe de uma forma clara e eficaz. 

É neste âmbito que surge o espetáculo de teatro “Miosótis” que sendo uma criação original do DUPLAFACE – Companhia das Artes, tem como objetivo retratar o holocausto nazi. 

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres