Altominho.tv

Ponte de Lima celebrara Protocolo de Cooperação com a ALAAR

A Câmara de Ponte de Lima e a ALAAR celebraram um Protocolo de Cooperação que tem por objeto a colaboração mútua entre estas entidades, designadamente nos domínios da promoção de campanhas de educação cívica, saúde e bem-estar animal, e a criação de mecanismos que fomentem a prática da adoção responsável, assim como a promoção e otimização de recursos na operacionalização da campanha à esterilização de animais de companhia.

Nas palavras da Presidente da Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, Maria Zulmira Marinho, “nós já vínhamos fazendo isso, mas na realidade com custos muito grandes para a associação, (…) que vive de donativos”.

“Penso que é um fator muito importante, pelo exemplo que se passa para as pessoas” referiu a D. Zulmira Marinho, relativamente ao apoio concedido pela Câmara Municipal. 

“Eu tenho consciência que desde que constitui a associação, em 2001, a maneira como as pessoas veem os animais mudou consideravelmente, e isso é apenas pelo exemplo.

O nosso exemplo demonstra às pessoas que os animais merecem ser tratados com respeito e têm o direito a uma vida digna. O Município ao dar-nos este subsídio, está a reconhecer que os animais merecem esse tratamento, e acho que poderá ser importante no sentido de sensibilizar as pessoas para o seu tratamento com respeito e dignidade, e isso para nós é o fundamental”, afirmou a presidente da Associação durante a cerimónia.

Os serviços médico-veterinários objeto do presente protocolo, serão suportados diretamente pelo Município até ao montante máximo de 4.300,00 €, valor com IVA incluído, que será aplicado de “acordo com um conjunto de critérios que a ALAAR estabelecerá, dentro do que é a autonomia da associação”, revelou Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima. 

“Neste protocolo está previsto um conjunto de ações (…) direcionadas à população em geral, de forma a sensibilizar para a importância de proteger os animais, e dar-lhes todas as condições, especialmente do ponto de vista daquela que é a área da adoção dos animais”, afirmou o Presidente da Câmara.

Para o autarca, este “é um exemplo que enquanto administração pública e como entidade responsável nesta matéria, podemos dar aos cidadãos, da importância de que haja instituições, sejam elas do setor público, sejam elas associações constituídas por cidadãos que tenham uma perspetiva correta daquilo que deve ser o apoio aos animais”. Neste sentido, “A ALAAR sempre se constituiu como um parceiro ao longo dos anos com o Município. E a assinatura deste protocolo, à semelhança do que aconteceu com outros protocolos anteriores, significa que o Município de Ponte de Lima deposita uma grande confiança nesta instituição, pelo seu passado de vinte anos, mas sobretudo pelo presente e pelo futuro, que esperamos que seja promissor”. O Presidente da Câmara terminou, deixando “uma palavra de agradecimento a todos aqueles que ajudaram a construir este projeto, um projeto importante”, elevando o contributo daquela que considera “a grande pioneira e a alavanca de todo este processo, ao longo (…) de vinte anos, a D. Zulmira Marinho, à qual deixamos um testemunho de respeito, de admiração, de carinho.” Nas palavras autarca, a presidente da associação “nunca desistiu, é um grande exemplo e um ato de verdadeira cidadania, que deve constituir para nós, prova de que os cidadãos, de forma organizada, têm sempre um papel fundamental na constituição de uma sociedade melhor”.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres