Altominho.tv

Monção recebe Encontro Luso-Galaico a 15 de agosto

A Praça da República, em Monção, vai receber, a 15 de agosto, o concerto “Trobadores & Soldadeiras”. Um projeto realizado no âmbito do Encontro Luso-Galaico, que conta com a participação do Grupo Coral Santo António e do Ideal Clube de Fado.

Na segunda data do concerto, depois do primeiro marcado para 19 de junho ter sido adiado devido às condições meteorológicas, o Grupo Coral Santo António vai apresentar músicas do seu repertório e “O Pai do Ladrão”, com arranjo de Tiago Candal, enquanto o Ideal Clube de Fado sobe ao palco com as fadistas Carla Cortez e Fernanda Moreira acompanhadas por Ricardo Pons na viola, Marco Quaresma na guitarra portuguesa e Sérgio Marques na viola baixo, para uma “viagem de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica”.

Com início às 21h00, o espetáculo tem como objetivo “valorizar a herança cultural portuguesa e galega” e “focaliza-se no reforço cultural e etnográfico dos dois povos, propondo uma atenção renovada sobre a herança de séculos de uma história comum”.

“Procura, igualmente, enaltecer a riqueza imaterial da sonoridade e da língua desta região transfronteiriça, visando, em paralelo, a criação de um esforço coletivo que garanta a expansão deste vasto e interessante património, através da produção de novos temas e interpretações geradas no seio das comunidades locais”.

Além do espetáculo, a iniciativa incluiu a dinamização de oficinas de trabalho com o grupo “Ideal Fado”, nas quais participaram elementos da Filarmónica Milagrense – Associação Cultural Recreativa e Social, da Associação Recreativa Cultural “Os Teimosos”, da Associação Cultural Lá-Mi-Ré e do Grupo de Teatro Amador de Mazedo Tuka Tuka.

O Encontro Luso-Galaico é um projeto de programação e intervenção cultural no território do Minho com uma série de oficinas e concertos musicais em itinerância pelo Alto Minho, e que se apresentará em Braga no festival de música Sons do Noroeste, a acontecer entre os dias 26 e 29 de agosto.

Partindo da música de raiz tradicional minhota recolhida pelos seus recantos por diferentes etnomusicólogos e melómanos, foram selecionadas 11 canções tradicionais que foram recriadas e musicadas para serem ensaiadas e apresentadas ao vivo por coros dos diferentes municípios e com o acompanhamento de um ensemble profissional do dirigido pelo Projecto Cardo, constituído por quatro instrumentistas e cinco cantores.

“O processo criativo é de uma enorme riqueza e diversidade e envolve uma imensa equipa de músicos profissionais e amadores de todo o território do Alto Minho, Braga e Porto. O processo está a ser cuidadosamente registado em fotografia e vídeo, com o objetivo de criar um pequeno documentário que espelhe a riqueza e a profundidade do mesmo”, explica a organização da iniciativa.

O projeto é co-financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), contando com a Fundação Consuelo Vieira da Costa, Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações (AMTC), Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e município de Braga como parceiros.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres