Altominho.tv

Alunas do IPVC vencem Desafio 25<25 das Academias do Conhecimento Gulbenkian

Rita Rodrigues, Inês Malheiro e Ana Teresa Queirós, alunas da licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), venceram o Desafio 25<25 das Academias do Conhecimento Gulbenkian, em parceria com a Ashoka, com o projeto EmocionalMente.

“Foi uma experiência extraordinária e somos muito gratas pelo apoio do IPVC, da ESS e da Fundação Calouste Gulbenkian”, confidenciou Rita Rodrigues.

O projeto vai ser implementado no próximo ano letivo na ESS, mas o objetivo das estudantes é alargar o EmocionalMente a todas as escolas do IPVC, até porque “faz sentido” que seja transversal a todos os cursos.

EmocionalMente nasce após a análise de um estudo que revela que 31,6% dos estudantes da ESS-IPVC recorrem a consultas de Psicologia ou Psiquiatria. “O nosso curso é muito exigente a vários níveis. As experiências curriculares que temos durante o estágio e o ter que cuidar do outro em situações críticas e de vulnerabilidade são desafiantes. A exigência curricular e carga horária intensa tão caraterísticas do curso de Enfermagem e a transição para o ensino superior são também fatores dificultadores do bem-estar do estudante, por isso, estes fatores levam a um défice emocional que afeta diretamente o estudante e tem forte potencial que se reflete na prática de cuidar”, começou por evidenciar Rita Rodrigues, acreditando que está nas mãos de cada um “mudar esta realidade”.