Altominho.tv
Pingo Doce Monção

Sindicato acusa Pingo Doce de Monção de forçar trabalhadores a mudar de horário

Oito trabalhadores do Pingo Doce de Monção estão a ser pressionados a trabalhar entre as 22h00 e as 07h00 nos meses de julho e agosto e viram as suas folgas alteradas unilateralmente, acusou hoje o sindicato.

Em comunicado enviado à Lusa, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) revelou ainda tratar-se de “trabalhadores com responsabilidades familiares (filhos pequenos e pais a cargo)”.

Segundo Rosa Silva, daquele sindicato, a empresa está a “aproveitar-se do facto de haver falta de pessoal nestes dois meses para pressionar os trabalhadores, que normalmente fazem o horário das 04h00 às 13h00, a alterarem o horário da reposição”.

“O problema é que não foram ouvidos nem achados, quando o Contrato Coletivo de Trabalho obriga a que seja obtido um acordo. Além disso mudaram-lhes as folgas, violando mais uma vez o CCT”, denunciou a sindicalista.

Rosa Silva deu conta ainda de uma reunião na quinta-feira com a diretora dos recursos humanos do Pingo Doce de Monção, Sandra Amorim, para tentar resolver o diferendo, tendo recebido como resposta aos apelos: “se não querem, metam baixa”.

Lê-se ainda no comunicado que o Pingo Doce alega que os “trabalhadores são imprescindíveis nesse horário”, contrapondo o sindicato que estes “estão disponíveis para trabalhar nos horários em que sempre trabalharam, e que sempre lhes possibilitou cumprir com as suas responsabilidades familiares”.

Prossegue a sindicalista que as ameaças dos responsáveis da loja do distrito de Viana do Castelo chegam ao ponto de “que se não aceitarem e cumprirem os horários impostos serão posteriormente transferidos para a loja que irá abrir em Valença”, que dista cerca de 24 quilómetros de Monção.

O CESP revela ter solicitado a “intervenção urgente da Autoridade para as Condições de Trabalho”.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres