Altominho.tv

Ponte da Barca recebe Encontro Luso-Galaico Trobadores & Soldadeiras

A Praça da República, em Ponte da Barca, recebe esta sexta-feira o Encontro Luso-Galaico Trobadores & Soldadeiras, com a participação do Grupo Coral de Vila Nova de Muia e do Ideal Clube de Fado, grupo que desenvolveu oficinas de escrita com associações concelhias, criando novas letras de fado que se poderão ouvir neste concerto.

Com entrada gratuita, o espetáculo terá início pelas 21h00, com todas as condições de segurança e cumprindo as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O projeto Trobadores & Soldadeiras consiste numa itinerância de concertos que dá a conhecer um novo cancioneiro luso-galaico, criado em oficinas de escrita que envolveram as comunidades dos municípios do Alto Minho.

Com passagem por todos os concelhos do Alto Minho, o Encontro Luso-Galaico, cofinanciado pelo Norte 2020/FEDER, com a parceria da Fundação Consuelo Vieira da Costa, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, entre outros, e apoio da autarquia de Ponte da Barca, foca-se no “reforço cultural e etnográfico dos dois povos, propondo uma atenção renovada sobre a herança de séculos de uma história comum”.

Visa ainda “enaltecer a riqueza imaterial da sonoridade e da língua desta região transfronteiriça e reforçar a criação de um esforço coletivo que garanta a expansão deste vasto e interessante património, através da produção de novos temas e interpretações geradas no seio das comunidades locais”.

Deste projeto resulta a interação dos municípios do Alto Minho, 11 coros musicais, 13 novos arranjos, 16 espetáculos, 33 oficinas de escrita e um novo cancioneiro.