Altominho.tv

Recontro de Valdevez vai ser assinalado com atividades no Paço de Giela

O município de Arcos de Valdevez vai assinalar o Recontro de Valdevez, com a iniciativa “Reencontrar o Recontro”, adaptada às “limitações impostas pela pandemia de Covid-19”.

Segundo a Câmara Municipal, o Paço de Giela, local habitual desta recriação histórica anual, vai acolher várias atividades, de entrada gratuita, ligadas à Idade Média e ao Recontro de Valdevez.

“(R)encontrar os reis”, jogos de mesa medievais, treino de armas, oficina de fiação medieval e de escrita, recriação de episódios históricos com esgrima e rábulas, danças e música são as principais iniciativas que, durante o fim de semana, entre as 10h00 e as 19h00, vão assinalar aquele acontecimento histórico.

No dia 3 de julho, pelas 22h00, o Paço de Giela recebe ainda um concerto de música folk e histórica dos portugueses “Albaluna”.

Para assinalar a data, será também apresentada a escultura, em tamanho real, do imperador Afonso VII de Leão e Castela, que se junta assim à figura de Afonso Henriques e do seu cavalo, inaugurada no mesmo espaço na última edição.

Durante o evento, serão ainda apresentados dois jogos didáticos de montagem em papel sobre o Paço de Giela e sobre o rei D. Afonso Henriques, e entregues ofertas especiais aos visitantes.

“Desta forma fica assinalada a data da recriação histórica do Recontro de Valdevez, única no seu género em Portugal, e a esperança de que, já no próximo ano, seja possível a sua efetiva concretização, num evento que leva ao Paço de Giela muitos milhares de visitantes e entusiastas da História e da nossa identidade”, refere o município em comunicado.