Altominho.tv

CDU candidata Afonso Graçoeiro Gonçalves à Câmara de Ponte da Barca

A CDU vai voltar a candidatar Afonso Graçoeiro Gonçalves, desenhador medidor da construção civil de 41 anos, à Câmara de Ponte da Barca nas próximas autárquicas, tendo como objetivo a eleição de um vereador, foi hoje divulgado.

Em declarações à agência Lusa, Afonso Manuel Graçoeiro Gonçalves, natural da freguesia de Entre-Ambos-Os-Rios, militante do PCP e membro da Direção Regional do PCP de Viana do Castelo, disse que “a eleição de um vereador é a maior expectativa do partido num concelho em que os problemas tem tendência a perpetuar-se e a agravar-se, e onde as respostas são cada vez menos eficazes, arrastando-o para a cauda em quase todos os indicadores nacionais”.

“Se com um eleito na assembleia municipal tivemos uma intervenção de que nos podemos orgulhar, construtiva e fiscalizadora, sinalizando os problemas do concelho com várias propostas de solução, o concelho teria assim muito a ganhar com a eleição de um vereador da CDU, permitindo uma intervenção mais eficaz”, defendeu Afonso Manuel Graçoeiro Gonçalves.

O candidato referiu que “o reforço de eleitos da CDU na Assembleia Municipal é também um objetivo coerente e justo face à intervenção e contribuição do partido durante o atual mandato”.

“A CDU em Ponte da Barca tem como principal expectativa o reforço do partido quer em termos de votação, quer em presença no território, aumentando o número de candidaturas às assembleias de freguesia e assim potenciando a obtenção de eleitos”, insistiu.

A CDU de Ponte da Barca entende “ser necessário um enorme sobressalto cívico para retirar o concelho da lista dos últimos”.

“A CDU tem vindo a fazer propostas inovadoras, como são exemplo as medidas para fixação da população, em especial os jovens, que pela falta de emprego, habitação e de oportunidades de desenvolvimento socioeconómico sentem a necessidade de sair do concelho”, especificou.

O ambiente é outras das áreas prioritárias apontadas por Graçoeiro, que destaca “as constantes descargas da estação de tratamento para o rio Lima” e a “falta de resposta da empresa Águas do Norte às denúncias” para pedir “a reversão da concessão por incumprimento do contrato e pela recorrente prática de crimes ambientais”.

A “mobilidade é outra das preocupações” da CDU pela “escassez de respostas ao nível dos transportes públicos”.

Nas autárquicas de 2017, o PSD conquistou 54,15% dos votos e quatro mandatos, o PS conseguiu 40,14% dos votos e três mandatos autárquicos.

Já a CDU alcançou 1,39% votos e o CDS-PP 1,28%.

De acordo com a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro, mas a data ainda não está marcada.