Altominho.tv
PIXABAY

Águas do Norte investe 3,2 milhões de euros para reforçar abastecimento em Paredes de Coura

A Águas do Norte vai investir cerca de 3,2 milhões de euros para “aumentar a capacidade no abastecimento de água em alta, com origem na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Insalde”, no concelho de Paredes de Coura.

Em comunicado, a empresa explicou que o investimento “irá garantir, no imediato, o reforço do abastecimento de água no sistema das freguesias de Castanheira e Insalde, com o consequente fornecimento de água ao parque industrial de Paredes de Coura, onde está a ser instalada a empresa farmacêutica grupo espanhol Zendal”.

A empreitada que agora se inicia no concelho “foi adjudicada à DST, S.A com um prazo de execução de 10 meses”.

Segundo a Águas do Norte, com aquela intervenção “fica assegurado o abastecimento em alta, com os adequados padrões de qualidade e quantidade, aos reservatórios existentes nas proximidades da sede do concelho de Paredes de Coura”.

Em causa estão os reservatórios de Mozelos, Formariz, Ferreira, Linhares e Cossourado, em Paredes de Coura, bem como a expansão para a adução às freguesias de Gondar, Mentrestido, Sapardos e Candemil, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.

“Ciente de alguns transtornos que eventualmente poderão causar estas obras, a Águas do Norte apela à compreensão da população durante o tempo de execução, devendo ter-se em consideração que só através da realização deste esforço de infraestruturação se obtêm os níveis adequados de qualidade do serviço de abastecimento de água aos municípios que integram o sistema multimunicipal”, refere a empresa.

Responsável pela gestão da rede de abastecimento de água em alta e de saneamento básico de 63 municípios, a empresa iniciou atividade em 2015.

A Águas do Norte resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.