Altominho.tv

Oficinas de Criatividade Himalaya abrem ao público no sábado

As Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez, vão abrir ao público no próximo sábado, dia 29 de maio.

Segundo o município, a abertura deste novo espaço dedicado à ciência e ao conhecimento, já inaugurado oficialmente pelo Presidente da República, tem como mote o Dia Nacional da Energia.

“De portas abertas para todos os públicos, disponibilizámos um espaço documental e biográfico, que recorre a discursos tecnológicos e informativos de última geração, bem como a salas e espaços interativos dedicados à exploração e descoberta das ciências”, refere a autarquia em comunicado.

O percurso do padre Himalaya, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, “é a base de desenvolvimento do projeto, que tem nas famílias e nos jovens o seu principal público-alvo”.

O espaço integra duas áreas, uma dedicada à vida e obra do cientista e aos seus contributos para a atualidade, denominado núcleo interpretativo Himalaya, e outra ligada à ciência e à pedagogia, o centro da eco cidadania, e ainda um labirinto dedicado igualmente à figura universal de Himalaya. Neste labirinto, os corredores são inspirados nas viagens pelo mundo do padre Himalaya e terão desafios e enigmas sobre a sua vida cultural e científica.

No exterior, estão instalados alguns equipamentos de uso livre e também religados com a ciência, bem como uma réplica, em tamanho natural, do pirelióforo apresentado pelo padre Manuel Himalaya na Exposição Universal de St. Louis, nos EUA, em 1904.

No cumprimento das medidas de higiene e segurança decretadas pela Direção-Geral da Saúde, as visitas às Oficinas de Criatividade Himalaya estão sujeitas à capacidade máxima do espaço.