Altominho.tv

Festa de Nossa Senhora da Rosa celebrada apenas com missa

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa assinala-se este domingo, dia 9 de maio, em Monção. Este ano, o programa preparado habitualmente por uma comissão de jovens com apoio da paróquia local inclui apenas uma missa com lotação limitada na igreja e transmissão em direto através das redes sociais.

“É com um sentimento agridoce que, enquanto mordomos da festa da Senhora da Rosa, anunciamos que, pelo segundo ano consecutivo, não nos será possível a realização da festa da forma a que os monçanenses estão habituados. No entanto, com o esforço e convicção que nos levou a aceitar este desafio em 2019, aliado ao amor à tradição, tentamos adaptar as celebrações o melhor possível”, referem os mordomos da Senhora da Rosa em comunicado.

Devido à pandemia, não vai haver procissão e tapetes floridos a ornamentar as ruas do centro histórico. No entanto, a tradicional festa vai ser assinalada na Igreja Matriz. Segundo os mordomos, “a missa solene de domingo à tarde será celebrada às 17 horas, com capacidade reduzida”.

Para responder à “afluência de pessoas que enchem as ruas de Monção neste dia”, será ainda transmitida toda a eucaristia em direto, na página de Facebook “Senhora da Rosa 20/21”.

“Assim, todos aqueles que demonstrarem vontade, poderão assistir e cumprir a sua devoção em casa e em segurança”, lê-se ainda no comunicado divulgado na mesma página.