Altominho.tv

Melgaço e Ponte da Barca em “alerta” por registarem taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes

O primeiro-ministro António Costa anunciou que há 27 concelhos que “devem estar alerta”, porque registam uma taxa de incidência de covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Esses 27 concelhos são: Alijó, Alpiarça, Arganil, Batalha, Beja, Boticas, Cabeceiras de Baixo, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Coruche, Fafe, Figueiró dos Vinhos, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Peso da Régua, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Tábua, Tabuaço, Vidigueira e Vila Real de Santo António.

O primeiro-ministro anunciou também que a avaliação de risco de incidência da covid-19 vai passar a ser semanal em vez de quinzenal.

Segundo o último relatório epidemiológico divulgado pela ULSAM na quarta-feira, Ponte da Barca tinha 11 casos ativos de Covid-19 e Melgaço cinco casos ativos.

De acordo com António Costa, estes concelhos serão reavaliados na próxima semana e “correm o risco de voltarem a recuar” nas etapas do desconfinamento.

Oito concelhos, com a particularidade da cerca sanitária a duas freguesias de Odemira, ficam impedidos de avançar para a quarta e última fase do atual plano de desconfinamento de Portugal continental, a partir de sábado, anunciou ainda o primeiro-ministro.

O avanço no desconfinamento “aplica-se à generalidade do território do continente, aplica-se em 270 dos 278 concelhos do continente”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa para apresentação das medidas, após a reunião do Conselho de Ministros, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

As medidas aplicam-se a partir das 00:00 de sábado, no âmbito do fim do estado de emergência e do início da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da covid-19, adiantou o governante.

Dos oito concelhos impedidos de prosseguir para a quarta fase estão Miranda do Douro, Paredes e Valongo, que se mantêm na terceira fase, Aljezur e Resende, que vão recuar para a segunda fase, Carregal do Sal, que continua no segundo nível de desconfinamento, e Portimão, que permanece ainda na primeira etapa, após ter recuado há 15 dias.

Além de Portimão, passam também para primeira fase as freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, que ficam em cerca sanitária, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do setor agrícola.

No entanto, às restantes freguesias deste concelho do distrito de Beja aplicam-se as regras previstas na quarta fase do plano de desconfinamento.

Entre os 270 concelhos que avançam para a quarta etapa estão Rio Maior e Moura, dois dos quatro concelhos que há 15 dias tinham recuado para a primeira fase, isto porque “tiveram uma grande recuperação”, indicou o primeiro-ministro, acrescentando que cinco dos seis concelhos que se mantiveram no segundo nível na última avaliação quinzenal vão agora passar também para quarta fase: Alandroal, Albufeira, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.