Altominho.tv

Dia Mundial do Livro assinalado em Melgaço com livros e rosas

O município de Melgaço vai oferecer livros e rosas para assinalar o Dia Mundial do Livro, que se comemora na sexta-feira.

Em comunicado, a autarquia adianta que quem visitar a Biblioteca Municipal de Melgaço e o polo de Castro Laboreiro vai receber uma rosa e um exemplar da obra “Melgaço, memórias dos tempos passado e presente”, da autoria de J. Marques Rocha, no qual o antigo jornalista da RTP procura retratar todas as obras realizadas ao longo do período compreendido entre 1982 e 2007.

“A partir de dezembro de 1982 e até princípios do século XXI, o ímpeto empreendedor que impulsionou o crescimento de Melgaço, foi verdadeiramente notável, pioneiro e arrojado a vários níveis. Num enorme salto qualitativo para a modernidade, Melgaço posicionou-se à frente do seu tempo e, em muitos aspectos, à frente dos demais concelhos portugueses, em geral, e dos do Alto Minho em particular”, lê-se no resumo da obra dedicada a este concelho.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, e trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha. A 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.