Altominho.tv

Câmara de Valença requalifica Museu Rural de Taião

A Câmara de Valença está a requalificar o Museu Rural de Taião, num investimento de 58 mil euros. Com conclusão prevista para o fim do verão, a empreitada quer “requalificar o edifício da antiga residência paroquial e museu rural desde 1996”.

Segundo a autarquia, “o renovado espaço do Museu Rural de Taião pretende ser a montra, a sala de apresentação da aldeia serrana de Taião, das suas artes e tradições e manifestações culturais tão singulares”.

A intervenção contempla “a reorganização dos espaços do piso superior, onde ficará localizada a área expositiva, dividida por três zonas temáticas”.

“No piso inferior será reorganizado o espaço com novas instalações sanitárias, com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, bem como novas escadas interiores e áreas para depósito de espólio museológico. No exterior, a estrutura do edificado mantém-se com a renovação de todas as caixilharias e a criação de uma estrutura de acesso para cidadãos com mobilidade reduzida”, especifica a nota enviada à imprensa.

A obra “Valorização do Património Rural da Aldeia de Taião, recuperação museológica dos usos e costumes e capitalização do valor histórico” é financiada pelo programa PDR 2020, através da ADRIMINHO.