Altominho.tv

Projeto “De Repente, Canta a Gente” passou pela Escola Diogo Bernardes

Foi nos dias 12 e 14 de abril que Augusto Canário, Cristiana Sá e Valter São Martinho estiveram na Escola Diogo Bernardes, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, com o projeto “De Repente, Canta a Gente”.

Trata-se de um projeto pioneiro liderado por Augusto Canário, que pretende valorizar o “Canto ao Desafio” uma arte musical enraizada na cultura portuguesa, também conhecida como Desgarrada.

Promovida pela CIM Alto Minho e cofinanciada pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, a ação envolve 10 concelhos “e pretende dar oportunidade a jovens de comunidades escolares e culturais de trabalharem e aprenderem com repentistas consagrados”.

Para o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, esta iniciativa é “no fundo, o reconhecimento de que os cantares ao desafio são, de facto, importantes naquilo que é a nossa cultura, as nossas festas e a nossa identidade. É também uma forma de desenvolver um trabalho direto com os mais novos que pretendam aprender esta arte”.

O Canto ao Desafio, é um dos principais ícones do Património Cultural Imaterial do Alto Minho e tem o improviso e o sentido de humor como principais características.

Geralmente acompanhada por uma concertina, consiste na arte de produzir poesia popular na hora, com direito a um animado despique e até ao uso de uma linguagem brejeira de duplo sentido.

“De Repente, Canta a Gente” vai decorrer até novembro de 2021, estando o seu programa ajustado ao novo quotidiano imposto pela Direção-Geral da Saúde em contexto de pandemia.