Altominho.tv

Monção vai ter um novo parque de estacionamento

A Câmara de Monção anunciou, esta quinta-feira, que vai ser construído um novo parque de estacionamento no centro histórico. A intervenção contempla ainda a requalificação urbanística do pano de muralha do baluarte existente.

Segundo o município, o parque de estacionamento da Cova do Cão vai localizar-se na entrada do centro histórico, junto à antiga estação da CP, e terá capacidade para 67 lugares.

O processo de adjudicação da empreitada encontra-se em fase de conclusão e a intervenção, com início previsto para o próximo mês, vai incluir o reforço da iluminação pública, colocação de nova sinalização, criação de uma área funcional e disciplinada com capacidade para 67 lugares de estacionamento, acrescido de espaços próprios para motos e velocípedes e três lugares para pessoas com mobilidade condicionada.

“Cumprindo a função de estacionamento automóvel, embora de uma forma desordenada num espaço térreo, a presente intervenção propõe a reorganização daquele espaço, tornando-o mais atrativo e funcional para as pessoas que se deslocam ao centro histórico ou aos serviços públicos próximos”, refere a autarquia em comunicado.

O parque de estacionamento da Cova do Cão, com a respetiva valorização patrimonial e paisagística envolvente, enquadra-se num plano estruturado de reorganização automóvel e mobilidade dos munícipes, o qual abrange intervenções em outros locais da zona urbana.

“O plano integrado de reorganização automóvel e mobilidade dos munícipes, onde se insere um conjunto de intervenções nas proximidades do centro histórico, vai contribui para a valorização da imagem da nossa vila, servindo como incentivo para dinamizar a atividade comercial e reforçar a reabilitação urbanística”, sublinha o presidente da Câmara, António Barbosa, citado naquela nota.

Atualmente, “às portas” do centro histórico da vila estão também em execução outros dois novos parques de estacionamento. Iniciada em janeiro, a reconversão do espaço público entre a Rua das Andorinhas e a Rua D. Afonso Henriques vai disponibilizar 43 lugares. A obra do Parque de Estacionamento das Portas de Salvaterra, com capacidade para 40 veículos, arrancou em fevereiro.