Altominho.tv

Arcos de Valdevez relança apoio de 150 mil euros para dinamizar comércio

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez lançou hoje a segunda edição do PROCOM – Programa de Apoio ao Comércio, dotado com 150 mil euros, para ajudar os empresários a investirem na modernização e inovação dos seus negócios.

Em declarações à agência Lusa, à margem da apresentação hoje daquela iniciativa, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), João Manuel Esteves explicou que a apresentação de candidaturas ao PROCOM 2021 decorrerá entre 01 de maio e 30 de junho”.

Segundo o autarca social-democrata, aquele programa foi lançado em 2020, mesmo em tempo de pandemia de covid-19, foram aprovados 14 projetos, num investimento privado de 300 mil euros e um apoio municipal de 144 mil euros”.

João Manuel Esteves adiantou que “as informações do parceiro na iniciativa, a ACIAB, apontam para um aumento do interesse por parte dos comerciantes nesta segunda edição”, hoje apresentada no Centro Municipal de Informação e Turismo.

“Na primeira edição tínhamos um apoio inicial de 100 mil euros e, agora, estamos com um apoio inicial de 150 mil euros. Aumentamos cerca de 50% porque estamos a contar com essa vontade dos empresários”, referiu.

“Nesta altura, há muitos comerciantes que apesar das dificuldades querem modernizar-se, querem vencer a crise e, nós queremos estar com eles na retoma da economia”, insistiu.

De acordo com o autarca, este ano “o município vai atribuir, um apoio até 10 mil euros aos empresários de estabelecimentos de comércio tradicional, micro e pequenas empresas, de todo o concelho”.

“Para os empresários fazerem obras de remodelação de fachadas ou interiores, substituírem mobiliário, comprarem material informático, criarem ‘sites’. É para se modernizarem, inovarem. É uma ajuda ao esforço dos comerciantes que, nesta altura, querem dar um salto em frente. É isso que nós queremos, é incentivar”, sublinhou.

João Manuel Esteves acrescentou que a segunda edição do PROCOM vem juntar-se a outras ações lançadas pela autarquia para apoiar a economia local a “minorar o impacto da pandemia causada pelo novo coronavírus”.

Apontou como exemplos os vales de compras no Natal ou o apoio à quebra de rendimentos dos pequenos empresários, adiantando que, “em breve, haverá novidades” nesta área.

“Agora queremos dar este sinal. O apoio pelo lado da promoção, pelo lado do aumento de liquidez e este do PROCOM pelo lado do investimento. Vamos ajudar o nosso comércio a dar o salto, a alavancar, a surgir moderno e inovador como queremos, com força e com garra”, frisou.

Podem beneficiar dos incentivos do PROCOM, “as micro e pequenas empresas e empresários em nome individual com o regime de contabilidade organizada e regime simplificado, cuja atividade principal se insira na divisão 47 da Classificação Portuguesa de Atividades Económicas(CAE)”.