Fernando Nogueira vai ser, pela terceira vez, candidato do Movimento Independente Pensar Cerveira – PenCe à Câmara de Vila Nova de Cerveira, garantindo hoje “total disponibilidade” para “servir a causa pública, com o mesmo empenho e dedicação”.
“Expresso a minha total disponibilidade e força de vontade para continuar a bem servir a causa pública, com o mesmo empenho e dedicação que tem pautado a minha intervenção política dos últimos 40 anos, aliando a experiência e conhecimentos adquiridos no desempenho da minha profissão”, afirmou este sábado em comunicado.
A recandidatura de Fernando Nogueira àquela Câmara do distrito de Viana do Castelo nas eleições autárquicas deste ano foi aprovada, hoje, por unanimidade, numa Assembleia-Geral da Associação Pensar Cerveira.
“Consciente do carinho que continuo a sentir dos cerveirenses, e considerando que um autarca nunca consegue realizar todos os seus sonhos e projetos, ambicionando fazer sempre mais asseguro que este último mandato é muito importante para a execução dos projetos idealizados para Vila Nova de Cerveira”, afirmou o candidato de 68 anos, eleito pela primeira vez nas autárquicas de 2013.
Fernando Nogueira apontou como “linhas orientadoras” do novo mandato que vai concorrer, “um esforço em prol de um concelho que fomenta a baixa fiscalidade para munícipes e investidores, mantendo uma gestão atenta e incisiva das necessidades dos cerveirenses”.
O independente quer “alavancar a projeção do futuro de Vila Nova de Cerveira através da concretização da aposta já iniciada de mais oferta de habitação que promova a fixação de pessoas, da criação de mais postos de trabalho, nomeadamente com a nova área empresarial para Sapardos”.
O independente pretende ainda uma “forte afirmação do turismo em todas as suas vertentes, nomeadamente o parque da Amizade, um espaço transfronteiriço” a concretizar com o município vizinho de Tomiño, na Galiza, a consolidação do futuro ambiental do concelho com garantias de qualidade, a preservação da marca “Cerveira, Vila das Artes”, com o projeto bienal vivo durante os 365 dias anuais”, entre outros projetos.
Na Assembleia-Geral do movimento independente, a direção “manifestou ainda total disponibilidade para apoiar as candidaturas de movimentos independentes que se integrem no espírito do Pensar Cerveira, que surjam nas freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira, cujas listas serão, oportunamente, anunciadas”.
O Movimento Independente Pensar Cerveira – PenCe, liderado por Fernando Nogueira, conquistou, em 2013, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com 45,12% dos votos e três mandatos, contra 40,59% e dois mandatos do PS.
Já nas eleições autárquicas de 2017, o movimento arrecadou 58,23% dos votos contra 35,50% do PS, mantendo-se a distribuição de mandatos (3-2).
Fernando Nogueira, é natural da freguesia de Cornes, em Vila Nova de Cerveira. Iniciou a atividade profissional como professor na escola secundária daquele concelho, tendo posteriormente ingressado nos quadros técnicos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), onde, durante 20 anos, trabalhou como engenheiro.
Iniciou a vida política autárquica em 1994, pelo PS, tendo desempenhado funções de vereador na Câmara Municipal ao longo de duas décadas em diversas áreas e ocupado o cargo de vice-presidente durante 15 anos.
Em 2013, desfiliou-se do partido socialista e venceu, como independente, as autárquicas desse ano, retirando ao PS uma câmara que deteve durante cerca de três décadas.
Na origem do diferendo estiveram as eleições diretas para escolha do candidato socialista à Câmara de Vila de Nova de Cerveira, realizadas a 08 de dezembro de 2012, que ditaram a vitória do presidente da concelhia local. O então presidente da autarquia e atual deputado do PS na Assembleia da República, José Manuel Carpinteira, não se podia recandidatar por ter atingido o limite de mandatos. Já foi oficialmente apresentado como candidato do PS à Camara de Valença.