Altominho.tv

Ampliação do Centro Municipal de Proteção Civil em destaque nos 241 anos dos Sapadores de Viana

Nas comemorações dos 241 anos dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, foi destacado o projeto da ampliação do Centro Municipal de Proteção Civil.

Até início do mês de maio está previsto o arranque desta empreitada, num investimento de mais de 880 mil euros, “que visa dar melhor resposta aos desafios da atualidade no âmbito da Proteção Civil”.

Na cerimónia, que contou com a presença das autoridades da Proteção Civil local e distrital, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo agradeceu a todas as entidades do concelho “pelo serviço, pela forma dedicada, sempre amiga e cooperante como participam quando são chamados a cooperar”.

José Maria Costa afirmou que a ampliação do Centro Municipal vai “dotar a corporação e a Proteção Civil de mais condições operacionais”, face às “diferentes e mais complexas realidades da atualidade”.

O edil indicou também que a ampliação desta valência vai permitir cumprir o “velho sonho” de criar um núcleo museológico que guarde “verdadeiras preciosidades” dos Bombeiros de Viana do Castelo.

A ampliação do edifício será implantada na parte sul do terreno do quartel dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo.

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780.

São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.