Altominho.tv

Creches, pré-escolar e primeiro ciclo reabrem na próxima semana

O Conselho de Ministros está reunido esta quinta-feira para decidir o plano de desconfinamento, mas já existem algumas indicações oficiais sobre medidas que irão ser anunciadas pelo primeiro ministro quando se dirijir ao país para anunciar em que moldes irá decorrer a abertura.

Para já, o plano do Governo ainda não está totalmente fechado, mas sabe-se já que prevê duas fases de desconfinamento: a primeira começa já na próxima semana e prolonga-se até maio e a segunda a começar em abril.

A começar na próxima semana, ainda que, para já, sem dia definido, reabrirão as creches, o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo. A reabertura do segundo ciclo – 5.º e 6.º anos – está em dúvida.

De acordo com informações avançadas pela SIC Notícias, os cabeleireiros e os barbeiros vão reabrir na próxima semana.

Neste momento, a grande divisão no Conselho de Ministros centra-se na abertura do comércio com venda ao postigo. Há membros do Governo que discordam desta medida e outros que consideram que deve ser levantada a restrição, para ajudar os proprietários.

A segunda fase, a começar em abril, ainda não reúne consensos. Será nesta altura que reabrirão o resto dos níveis de ensino e o resto do comércio. Deverá também reabrir a restauração, mas os termos em que essa reabertura acontecerá ainda não são exatos.

Quanto às fronteiras, deverão continuar fechadas devido ao cenário de incerteza na Europa, sem previsão para reabrirem.

[notícia em atualização]