Altominho.tv
Grandes Escolhas

Anselmo Mendes recebe distinção nacional “Senhor do Vinho” nos prémios Grandes Escolhas

Os Melhores do Ano 2020 foram eleitos no passado dia 4 de Março, nos Prémios Grandes Escolhas, numa cerimónia online transmitida em streaming a partir do hotel Vila Galé Ópera, que distinguiu o trabalho de excelência de diversas personalidades e iniciativas que se destacaram na área do vinho e da gastronomia nacional, durante o ano que passou.

A revelação e entrega dos prémios foi intercalada por conversas sobre o balanço do ano de 2020 e os desafios do universo vínico no futuro, entre Luís Lopes, director editorial da revista Grandes Escolhas, e os convidados Bernardo Gouvêa (Presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho), Manuel Pinheiro (Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes) e Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal).

Um dos galardoados da cerimónia, foi o enólogo Anselmo Mendes, natural de Monção, que venceu o grande prémio “Senhor do Vinho”. Este prémio, visa reconhecer o “percurso e trabalho de mais de três décadas como enólogo e produtor”.

Anselmo Mendes começou a dedicar-se à cultura da vinha ainda em criança, em Monção, com a família, refere a biografia do próprio no seu site oficial.  “A casta Alvarinho e o seu vinho, ali produzidos entraram desde logo na sua vida, de tal maneira que hoje Anselmo Mendes e Alvarinho se confundem”, refere a mesma publicação.

Licenciado em Engenharia Agro-Industrial em 1987, pelo Instituto Superior da Universidade Técnica de Lisboa, e pós-graduado em Enologia pela Universidade Católica, Anselmo Mendes é um nome incontornável da indústria do vinho nacional e internacional.

Anselmo Mendes, é também o novo presidente da Associação de Produtores de Alvarinho de Monção & Melgaço e recentemente defendeu a Denominação de Origem para esta sub-região por considerar que seria a “cereja no topo do bolo” para um vinho de excelência como o Alvarinho.

Para além das distinções, foram também anunciados os melhores entre os melhores, selecção que resultou no TOP 30.

Pelo segundo ano consecutivo, o painel de provadores escolheu ainda o melhor vinho em cada categoria: Espumante, Branco, Tinto e Fortificado: Melhor Espumante, Murganheira Vintage Távora-Varosa Espumante branco 2011, produzido pela Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa; Melhor Branco, Guru NM Douro branco, da Wine & Soul; Melhor Tinto, Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada tinto 2015, produzido por Mário Sérgio Alves Nuno e Melhor Fortificado, Sandeman Porto Vintage 2018, da Sogrape Vinhos.

A revista destacou e reconheceu o trabalho singular e colectivo de empresas, produtores, instituições e profissionais em 2020, mantendo a atribuição dos 20 Troféus Grandes Escolhas.