Altominho.tv

Ponte da Barca integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

A Câmara de Ponte da Barca viu ser aprovada a sua candidatura à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, plataforma criada pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

Em comunicado, o município adiantou que com aquela integração “estreitam-se, ainda mais, os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais”.

“A integração nesta rede consolida estratégia da autarquia na promoção de ações destinadas aos jovens, de forma a reforçar a ligação entre o movimento associativo juvenil e a autarquia e estimular uma participação mais ativa dos jovens na vida cívica, cultural e política do município”, sustenta o vereador da Câmara de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira.

Entre as vantagens da adesão aquela rede, adianta a autarquia, “destaca-se a partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude, a criação de sinergias, contactos e de informação privilegiada num grupo restrito, e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem”.

O “arranque deste projeto conjunto está previsto para sexta-feira, com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude onde serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude em Portugal”.