Altominho.tv

Abertas inscrições para três provas de trail no Alto Minho

Depois de um ano com menos eventos desportivos, já há datas para 2021 e estão abertas as inscrições para novas provas de trail. A Carlos Sá Nature Events anunciou o lançamento do Best Trails Series, um circuito de eventos com prémios monetários.

Em comunicado, a organização explica que o calendário agora divulgado ainda está sujeito a ajustes, tanto a nível das datas como dos programas dos eventos, e revela que o número de inscrições será reduzido, especialmente em provas com maior adesão, como o Grande Trail Serra D’Arga e a Gerês Extreme Marathon.

O calendário das provas de trail arranca com o TransPeneda-Gerês “Corrida dos 4 Castelos”, entre os dias 3 e 5 de junho, com distâncias competitivas de 165km, 105km, 55km e 27km, com 300 vagas por prova. Melgaço, Lindoso, Cabril e Pitões das Júnias serão os locais de partida para as várias provas, tendo todas elas a conquista do Castelo de Montalegre como meta.

Nos dias 26 e 27 de junho está prevista a terceira edição do Serra Amarela Sky Marathon. A aldeia de Entre-Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca, vai acolher mais um evento de trail running, com distâncias de 48km, 30km, 15km e um prólogo de 3,5km. O evento inclui ainda uma caminhada de nove quilómetros, cujo valor reverterá, em parte, a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, e contará também com o Serra Amarela Kids, no qual as crianças entre os 6 e os 15 anos poderão correr pequenas distâncias, de caráter não competitivo. As inscrições para o Serra Amarela Kids são gratuitas e poderão ser feitas no próprio dia.

O mês de setembro traz outras duas provas: o Penacova Trail do Centro e o Grande Trail Serra d’Arga . O primeiro acontecerá nos dias 4 e 5 e os atletas poderão participar em quatro percursos distintos: Ultra Trail (43km), Trail Longo (30km), pelo Trail Curto (17km) ou caminhada solidária (10km de distância, que também podem ser feitos a correr), cujos fundos vão reverter, em parte, para os Bombeiros Voluntários de Penacova.

Já o Grande Trail Serra d’Arga (GTSA) vai comemorar nos dias 19, 24, 25 e 26, a 10ª edição. Durante quatro dias, entre Caminha e Viana do Castelo, o evento contará com seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis. O arranque será a 19 de setembro com o GTSA Vertical e, no fim de semana seguinte, o programa continua com o GTSA Trail Ultra Endurance (110km) e GTSA Sunset Aventura (15km) no dia 24, o GTSA Trail Ultra (45km) no dia 25 e o GTSA Trail Longo (27km), GTSA Trail Curto (17km), Caminhada (12km) e ainda o Trail Jovem a encerrar o evento.

Em outubro, da fusão do Foz Côa Douro Trail Adventure e do Peneda-Gerês Trail Adventure vai decorrer o Portugal Trail Adventure, uma prova de nove ou cinco dias de aventura, que levará os participantes a percorrer o Vale do Douro e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

No mês de dezembro, vai realizar-se o último evento do ano: a Gerês Extreme Marathon, que será a grande final do circuito Best Trail Series. Marcada para o fim de semana de 4 e 5 de dezembro, a prova terá como palco as estradas de montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com distâncias competitivas de 90km, 42km, 32km, 21km, 14km, Prólogo e Extreme Mile.

A Carlos Sá Nature Events tem ainda prevista a realização do Trail Camp TransPeneda-Gerês, de 29 de abril a 2 de maio, com a presença do ultramaratonista Pau Capell. “Será uma excelente oportunidade para convívio, reconhecimento dos trajetos do evento TPG e partilha de conhecimento, aprendendo com um dos melhores do Mundo na atualidade”, refere a organização.