Altominho.tv

Feira de Troca de Sementes decorre no fim de semana em formato online

A Feira Anual de Troca de Sementes regressa no fim de semana a Paredes de Coura, em versão online, contornando assim os constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19.

A sétima edição da iniciativa é organizada pelo município de Paredes de Coura e pela Associação Quinta das Águias, em colaboração com o agrupamento de escolas do concelho.

A feira “é mais um contributo para a valorização e preservação das sementes e plantas locais, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas”, sustenta o município em comunicado.

Além de sensibilizar a população para a necessidade da sua preservação, a iniciativa pretende promover a troca de sementes, proporcionando às pessoas o acesso às sementes originais que poderão cultivar para sua própria utilização e para as manter vivas.

A edição ‘online’ da Feira de Troca de Sementes vai realizar-se através do Facebook, sendo que “os interessados devem enviar, até quinta-feira, indicação das sementes disponíveis para troca, juntamente com o nome, proveniência, data e fotografia nítida”.

“Apenas serão aceites trocas e não vendas de sementes. Só serão aceites sementes em modo de produção biológica”, refere a nota.