Altominho.tv

Galiza anuncia alívio de restrições perante diminuição de casos de Covid

O presidente da Xunta da Galiza, Alberto Feijóo, anunciou ao início da tarde desta segunda-feira, um conjunto de medidas que irão aliviar as restrições impostas até ao momento na Galiza.

Feijóo começou por destacar que o número de casos em janeiro baixou 64%, caiu de 22.600 para 8.066. “São 146 pacientes na UCI, 108%  menos do que no pico da terceira vaga. Também há menos 52% de pessoas hospitalizadas”, referiu.

O presidente da Xunta da Galiza destaca que foi possível baixar do rácio de 700 casos por 100 mil habitantes, para menos de 250.

“A evolução é muito positiva. Isso leva-nos a duas conclusões, as restrições e as medidas funcionaram sem paliativos  e devemos agir com firmeza quando a situação começar a piorar”, afirmou Feijóo.

“Vamos dar mais importância à incidência a 7 dias do que a 14 dias. E, portanto, vamos agir antes. Por isso avançamos com a abertura gradual das restrições que será medida e sujeita a verificação”, avançou o presidente galego.

Entre as medidas anunciadas estão a abertura da indústria hoteleira, menos restrições nas circulações entre concelhos e a possibilidade de encontros entre não conviventes.  As aulas presenciais na Universidade iniciarão a 1 de março e os shoppings poderão reabrir aos fins de semana.

Feijóo anunciou que as restrições estão divididas em três níveis:

PRIMEIRO NÍVEL (mais de 500 casos por 100.000 habitantes), as restrições são mantidas, a hotelaria  continua fechada, os encontros entre não conviventes e a saída do perímetro dos concelhos definidos, não são permitidos.

SEGUNDO NÍVEL: (entre 250 e 500 casos por 100.000 habitantes) que se aplica a todos os concelhos da área da saúde de A Coruña, Ferrol e Pontevedra. As esplanadas da área da hotelaria estão abertas até às 18h00 e com capacidade limitada a 50%. É permitida a mobilidade entre concelhos com a mesma incidência. São permitidas reuniões ou encontros de até 4 pessoas que não moram juntas.

TERCEIRO NÍVEL: (menos de 250 casos por 100.000 habitantes) corresponde às zonas de Vigo, Lugo, Ourense e Santiago. O setor de hotelaria abre com 30% da capacidade em ambientes fechados e 50% em terraços até as 18h00. É permitida a mobilidade entre concelhos com o mesmo nível de incidência. Estão abertas as instalações desportivas, como ginásios e piscinas. São permitidas reuniões entre quatro pessoas não coabitantes.