Altominho.tv

PSD de Viana do Castelo quer divulgação de vacinas administradas por distrito

O presidente da comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo, Olegário Gonçalves, pediu hoje a divulgação do número de cidadãos vacinados contra a Covid-19, por distrito e não apenas os dados totais do país.

“Aquilo que pretendemos é saber se Viana do Castelo está a registar números de vacinações equitativos com o resto do país, ou se porventura está a ser colocada num segundo plano de prioridades”, referiu Olegário Gonçalves, numa nota hoje enviada à imprensa.

O líder do PSD do Alto Minho justificou o “desafio” hoje lançado à ministra da Saúde e à Direção-Geral da Saúde (DGS) com a necessidade de esclarecer “dúvidas” sobre a forma como o processo de vacinação está a decorrer.

“Temos tido a sensação, ao ouvir diversas entidades e forças vivas do distrito de Viana do Castelo, que o processo de vacinação não estará a ser tão intenso quanto em outras regiões do país e creio que os alto-minhotos não podem ficar com esta dúvida”, reforçou.

Segundo Olegário Gonçalves, “os números de vacinados estão a ser debitados pelo Governo, mas não se consegue perceber onde geograficamente – e em que quantidade – estão a ser inoculadas as pessoas”.

“Não queremos ser privilegiados, mas, também, não queremos ser prejudicados”, alertou.

Para o presidente da distrital social-democrata, “a divulgação dos números de vacinados por distrito seria uma forma transparente de passar informação à população”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.408.243 mortos no mundo, resultantes de mais de 109 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.522 pessoas dos 788.561 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.