A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia vai ter alterações no formato de avaliação nacional, revelou hoje a ULSAM. Assim, o Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos “fez um interessante upgrade passando a apostar na área da simulação”, como uma forma de validar a aquisição de competências adquiridas durante a formação.
“Sendo o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da ULSAM um serviço ativo, com internos super interessados e especialistas dinâmicos, que aposta na inovação, decidiu já este ano incluir na sua avaliação anual do Internato de Formação Específica da Especialidade a realização de uma prova prática com cenários de simulação, de forma semelhante ao que está previsto realizar-se na avaliação final destes internos a partir de 2025”, refere a ULSAM em comunicado.
Com a colaboração da Escola de Medicina da Universidade do Minho, as Médicas Internas de formação específica tiveram a oportunidade de treinar a atuação em cenários de simulação.
De acordo com Vera Trocado, da Coordenação do Internato Médico de Ginecologia e Obstetrícia, “pretende-se, a curto prazo, incluir estes exercícios de simulação na formação contínua dos internos de formação específica, tendo como objetivo oferecer-lhes uma estrutura sólida para atuação em cenário real”.