Altominho.tv

Lar de Vila Nova de Cerveira regista 43 idosos recuperados

Quarenta e três dos 53 utentes do Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, recuperaram da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, sendo que outros três encontram-se hospitalizados, foi hoje divulgado.


Em comunicado conjunto, a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira referem que o primeiro surto que atingiu a instituição, com início em 12 de janeiro, apresenta “à data, uma situação mais favorável”.


“Encontram-se na instituição 53 utentes, dos quais 43 já receberam alta clínica pelas entidades de saúde pública distrital, prevendo-se, a curto prazo, que a situação seja alargada aos restantes 10 utentes. No Centro Hospitalar do Alto Minho estão hospitalizados três utentes”, refere a nota.

Desde o início do surto, o lar registou 14 mortes de utentes.


Na altura, o vírus infetou 41 dos 70 utentes e nove dos 48 funcionários da instituição.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira informou ainda que o centro distrital da Segurança Social de Viana do Castelo aceitou o pedido de prorrogação do apoio prestado pela Brigada de Intervenção Rápida (BIR).


Constituída por sete profissionais (dois auxiliares de geriatria, dois auxiliares de serviços gerais e três auxiliares de ação direta), aquela BIR vai continuar na instituição até ao dia 10.

“Relativamente aos recursos humanos afetos à instituição, há 16 colaboradores que já regressaram ao serviço, aguardando-se que, em meados da próxima semana, a equipa esteja completamente reintegrada, o que permitirá o regresso à normalidade”, sustenta a nota.


A nota refere ainda que, “pela mais-valia e papel incontornável na mitigação deste doloroso processo, é intenção da Santa Casa continuar a contar com o apoio do enorme número de voluntários por um período mais alargado, até se conseguir estabilizar o funcionamento da instituição”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 13.017 pessoas dos 731.861 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.