Altominho.tv

Arcos de Valdevez captou mais de 18 milhões de euros em fundos comunitários no primeiro semestre de 2020

No primeiro semestre de 2020, o concelho de Arcos de Valdevez ocupou a 18ª posição do ranking dos concelhos a Norte de Portugal e a terceira posição entre os municípios do Alto Minho, com maior valor na captação de fundos comunitários dentro da esfera municipal.

De acordo com os dados publicados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), na publicação NORTE UE Dinâmicas dos Fundos Europeus na Região – Programas Nacionais e Regionais, Arcos de Valdevez conseguiu apoios de 18.762 milhões de euros, correspondendo a 900 euros por habitante.

À data de 30 de junho de 2020, o município “obteve 44 operações aprovadas pelo programa Portugal 2020, o que representou um investimento elegível aprovado superior a 22 milhões de euros e um fundo aprovado superior a 18,7 milhões de euros”, anuncia a autarquia em comunicado.

Segundo o município, Arcos de Valdevez “destaca-se de entre os 24 municípios da região do Minho com maior eficácia na captação de fundos comunitários aprovados por habitante, ocupando a primeira posição no ranking dos municípios de média dimensão e a quarta posição no ranking geral”.

“Este resultado reflete a capacidade de captação de fundos comunitários pelo município de Arcos de Valdevez e a sua importância, enquanto oportunidade para maximizar o investimento autárquico, através da concretização de um conjunto de projetos orientados para a melhoria da qualidade de vida dos arcuenses e para o desenvolvimento e competitividade do território, que de outra forma, não seriam concretizáveis”, sustentam na nota enviada à imprensa.