Altominho.tv

Hospitalizados seis idosos positivos de lar de Cerveira

Seis dos idosos que testaram positivo no lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, encontram-se hospitalizados.

A informação foi avançada num comunicado conjunto da autarquia e da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira com a indicação de que, na quarta-feira, “o Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo destacou um médico que procedeu à avaliação clínica de cada um dos 62 utentes que se encontram na instituição, tendo reencaminhado os três utentes com o estado clínico mais delicado para o Centro Hospitalar do Alto Minho”.

Dos 70 utentes do lar Maria Luísa, cinco morreram e três já se encontravam hospitalizados.

Ao todo estão infetados 65 idosos e 32 funcionários. “A situação clínica dos 59 utentes que se mantêm nas instalações está, aparentemente, estável”, adiantam as duas instituições.

Na terça-feira, a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia lançaram um “apelo local e transfronteiriço” ao voluntariado.

“O apelo de voluntariado lançado tem sido bem acolhido pela sociedade civil, com respostas oriundas de várias regiões do país e da vizinha Galiza, já com algumas pessoas a apoiar os utentes”, refere a nota.

A instituição tem atualmente 10 funcionários com baixa médica e apenas 10 no ativo para garantir o funcionamento da instituição.

“Estamos esperançados que, na próxima terça-feira, alguns dos colaboradores afetos ao Lar Maria Luísa, nomeadamente da estrutura técnica, que terminam o cumprimento o isolamento profilático já possam regressar às funções”, concluem.