Altominho.tv
DR

António Costa anuncia medidas sobre fecho das escolas a partir das 13h00

O Primeiro-ministro prepara-se para anunciar o fecho de todos os estabelecimentos de ensino, do básico ao superior a partir de sexta-feira.

António Costa deve falar ao país por volta das 13h00, após a reunião do Conselho de Ministros que vai decorrer por videoconferência, segundo uma nota enviada às redações.

Segundo disse fonte do Executivo à Lusa, a informação recebida “na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”.

Com esta medida, o objetivo principal “é isolar todo o sistema escolar”, já que, “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”.

Os números alarmantes, no dia em que Portugal bateu máximos de novos casos de covid (14 647) e de mortes (219), fizeram aumentar o tom dos apelos para o encerramento.

Mas o principal fator a pesar na decisão do Governo foi o crescimento da circulação da variante britânica, mais agressiva para as crianças. Essa informação foi transmitida por especialistas em reunião mantida com as ministras da Saúde e da Presidência, em que o Governo procurou fundamentar, com dados epidemiológicos, a definição do rumo a seguir.

Também o Presidente da República e recandidato ao cargo afirmou, na quarta-feira à noite, que o encerramento das escolas “é uma boa solução”.