Altominho.tv

Escolas de Monção reconhecidas pelas boas práticas ambientais

O município de Monção anunciou esta quarta-feira que as seis escolas do concelho foram distinguidas com a bandeira verde do programa Eco-Escolas. Uma distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que premeia as boas práticas ambientais nos estabelecimentos de ensino.

Em comunicado, a autarquia adianta que Monção foi reconhecido como “Município Parceiro Eco-Escolas 2020” e a Bandeira Verde Eco Escolas foi entregue à Escola Secundária de Monção, Escola Básica Deu-la-Deu Martins, Escola Básica de Vale do Mouro, em Tangil, Escola Básica de Estrada, em Mazedo, Escola Básica de Pias e Jardim de Infância de Cortes.

Para a vereadora da Educação, “esta distinção reflete o excelente trabalho que todos os intervenientes no processo educativo desenvolvem a favor da educação ambiental e do crescimento sustentável”.

“Boas práticas com repercussões positivas na criação de uma consciência ambiental nas gerações mais novas”, sublinhou Natália Rocha citada na nota enviada à imprensa.

A Associação Bandeira Azul da Europa é uma organização não governamental de Ambiente, sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de práticas positivas em contexto ambiental. Desde 1996, promove o programa Eco-Escolas em Portugal, atualmente implementado em mais de 1500 escolas e de 230 concelhos, abrangendo todos os graus de ensino.

De acordo com a página do projeto, o programa “pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade” e visa ainda “criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade”.

Uma escola que adere ao Eco-Escolas compromete-se a “desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar e da comunidade envolvente”. A Bandeira Verde simboliza que, naquela escola, se verifica uma “educação ambiental coerente e de qualidade”.