Altominho.tv

Valença reforça medidas de apoio a famílias e empresas

A Câmara de Valença anunciou um pacote de medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, para “minimizar” o impacto da pandemia de Covid-19.

Segundo a autarquia, “as medidas pretendem ajudar a minimizar o impacto da Covid-19 na economia local e nas famílias”. “Proteger as famílias e as empresas merece este esforço financeiro sem precedentes do município de Valença”, sublinha o presidente da Câmara, Manuel Lopes, citado em comunicado, e acrescenta: “A saúde, a vida e o bem estar de todos nós e das nossas empresas está em primeiro lugar”.

Entre as medidas “excecionais e temporárias” decididas pelo executivo constam as isenções de pagamento de rendas dos estabelecimentos comerciais que são propriedade do município, de rendas habitacionais dos fogos municipais, de lugares de terrado na feira semanal, dos parquímetros, com exceção do estacionamento das “Portas do Sol”, e das taxas de ocupação do espaço público, ombreiras e padieiras.

A isenção das tarifas dos serviços de recolha de resíduos sólidos, higiene e limpeza pública e das taxas do serviço de abastecimento de água e serviço de recolha de águas residuais, para todos os clientes não-domésticos com contadores até 25mm de diâmetros, bem como a redução de três euros sobre o tarifário aprovado pela empresa Águas do Alto Minho, através da subsidiação parcial da tarifa fixa do serviço de águas residuais a clientes domésticos, são outras das medidas anunciadas.

O município decidiu ainda renovar a “aplicação das normas de apoio ao pagamento de tarifas de água e saneamento a pessoas em situação de vulnerabilidade”.